fbpx

Apresentando Deus aos seus filhos

Apresentando Deus aos seus filhos

por Wagner e Simoni Gomes

A responsabilidade de ensinar sobre Deus às crianças é intransferível. Por decreto divino, ela pertence especialmente aos pais.

Uma das primeiras orientações para os pais aparece em Dt 6.6-8:

“Estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás  a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo  caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na  tua mão e te serão por frontal entre os  teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas”.

Podemos destacar três importantes princípios estabelecidos aqui:
1. A Bíblia ensina que, em primeiro lugar, os próprios pais devem ter comunhão com Deus.  “A palavra de Deus deve estar primeiramente no coração dos pais”.

2. A Bíblia coloca a responsabilidade pelo treinamento religioso dos filhos diretamente sobre os pais. O desenvolvimento espiritual começa em casa. Por mais que a igreja cuide da criança nesse sentido, se não houver colaboração e encorajamento em casa, todo esforço se torna em vão.

O tempo que a criança participa das atividades na igreja não substitui o trabalho dos pais de ensinar sobre Deus. Uma hora por semana não basta para desenvolver o conhecimento prático da fé cristã.

Nem é tempo suficiente para gerar pessoas confiantes, com altos valores morais, conhecimento bíblico suficiente para saber por que estão na terra, como podem amar a si mesmo e ao próximo, etc. Alice Chapin, em seu livro: “Desenvolvendo a fé em seus filhos” , afirma que:

“O colo dos pais é o lugar mais natural para falar de Cristo a uma criança. Os pais têm a paciência, o amor e a motivação necessária para realizarem a tarefa da melhor maneira.

Este treinamento, quando feito bem cedo, pode determinar se a criança vai ou não aceitar tranqüilamente os acontecimentos da vida. De fato, pode determinar sua convicção de que há um Deus de quem depender”.

3. A Bíblia ensina claramente que a instrução dos pais deve ser constante e contínua. Não se trata de uma atividade ocasional, mas ela deve estar presente de manhã, ao meio dia e à noite.

As crianças de hoje precisam aprender que, embora o mundo mude, Deus absolutamente não muda. Elas devem ser levadas a buscar a direção, a instrução e a imutável verdade que transcende o tempo e transforma vidas.

Devem considerar as Escrituras como uma herança preciosa, preservada exatamente para elas. Os pais podem recorrer a algumas idéias práticas para inculcar a palavra de Deus em seus filhos:

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

1. Escolha um versículo
 Coloque em uma caixa vazia aproximadamente cinqüenta cartões com desenhos para colorir. Escreva um versículo bíblico em cada cartão. Deixe o seu filho divertir-se colorindo um cartão a cada noite, antes de dormir, e lendo o versículo escrito em voz alta.

2. Parede do rabisco
Instale um grande pedaço de plástico duro ou uma tela impermeável em uma parede do quarto de seu filho. Combine com ele que tudo o que for colocado ali deverá estar relacionado com a Bíblia. Providencie canetas com tinta removível e um pedaço de pano úmido. Mantenha o plástico dos rabiscos em funcionamento sugerindo atividades relacionadas à Bíblia. Estimule o esquema perguntas e respostas. Ex.
A. Quem foi o homem mais velho do mundo? Escreva seu nome aqui.
B.  Certa vez o sol ficou parado no meio do céu. Leia sobre isto em Josué 10. Escreva em dez linhas , no máximo, o que aconteceu.

3. Recados na porta
 Que história bíblica vamos ler hoje à noite, antes de dormir? Escreva a referência e cole na porta do quarto de seu filho.

4. Recados surpresas
“Eu te amo” Veja o bilhete que está dentro da cesta de pão para saber como ganhar mais “torta de chocolate”. (O bilhete diz: A qualquer hora antes de sábado à noite, você pode pegar torta de chocolate na geladeira, assim que disser perfeitamente os nomes dos livros da bíblia).

5. Surpresas
Uma vez ou outra coloque um bilhete no pote de biscoitos (ou em outro local apropriado) dizendo: dois biscoitos extras a qualquer hora do dia para quem leu a Bíblia hoje, durante pelo menos 10 minutos.

6. Painel de verificação
Faça um programa de leitura de versículos e capítulos com recompensas designadas a determinados intervalos. Coloque o painel no quarto de seu filho e deixe-o assinalar com um “X” cada passagem lida. A recompensa final poderia ser uma tarde inteira em um parque, ou algo parecido.

7. Cupons de brindes
Recorte vários cupons e distribua-os pela casa, os cupons podem dizer coisas como:
A. Este cupom vale “tanto” se você disser João 3.16 de cor. Quer mais? Tente memorizar o Salmo 40.17 e Hebreus 4.13.

B. Este cupom vale o seu doce preferido ou uma velha história secreta de uma vez que papai apanhou, quando você ler João 1. 1-29. Atenção: este cupom é valido somente para os meses que começam com as letras J, A, F ou D.

C. Este cupom vale uma mesada dupla quando tiver lido Mateus, Marcos, Lucas ou João do começo ao fim.

Existem muitas outras idéias divertidas que você poderá usar para ensinar aos seus filhos o amor pela palavra de Deus, nosso objetivo é incentivá-lo como pai a buscar criatividade, tempo e unção de Deus para assumir a responsabilidade que ele colocou  sobre seus ombros: Ensinar a criança no caminho que ela deve andar!

REFERÊNCIAS

CHAPIN, Alice Zilman. Desenvolvendo a fé em seus filhos. Editora Candeia, 1999 . São Paulo – SP

DRESCHER, John M. Sete necessidades básicas da criança. Mundo Cristão, 1999. São Paulo – SP

  • Wagner e Simoni Gomes são pastores do Ministério Infantil na Igreja Nova Aliança de Londrina.