fbpx

É hora de avançar, pois o que vemos é apenas o começo

É hora de avançar, pois o que vemos é apenas o começo

 “Aquele que começou a boa obra em nós é fiel
para completá-la, até o Dia de Jesus Cristo.”
(Filipenses 1:6)

Com a graça de Deus, no próximo dia 7 de junho, vamos realizar a inauguração do piso inferior do novo templo da Comunidade Nova Aliança. Será uma grande festa para todos nós que pertencemos a essa Casa. Principalmente porque por não se trata apenas de uma conquista natural, mas de um marco profético que abrirá as portas de um novo tempo na vida e na história da nossa Igreja.

Houve uma ocasião na Bíblia em que muitas pessoas iniciaram um grande projeto que, de tão maligno, fez com que Deus se manifestasse para julgá-los. Tal empreendimento centralizava o poder em mãos humanas e tinha como principal objetivo exaltar o próprio orgulho e capacidade daqueles que estavam envolvidos.

“Vinde e edifiquemos para nós uma cidade e uma torre (…), e tornemos célebre o nosso nome”(Gn 11:4), foi o que eles disseram. Tal declaração definiu claramente o propósito para o qual eles se mobilizaram. Conhecemos o final da história: Deus confundiu a linguagem de todos, o que resultou em grande confusão e dispersão – Babel.

Mas é a declaração feita pelo próprio Deus sobre a mobilização daquele grupo que deve nos chamar a atenção: “(…) Eis que o povo é um, e todos têm a mesma linguagem. Isto é apenas o começo; agora não haverá restrição para tudo que intentam fazer” (Gn 11:6). Lemos nessa passagem que o próprio Deus reconhece uma verdade: Sem dúvida, aquelas pessoas chegariam a algum lugar, pois possuíam um foco muito bem definido e uma grande unidade em sua mobilização.

Quero que vocês reflitam comigo: O próprio Deus reconheceu a força da unidade daquela gente e os dispersou, pois o seu propósito era totalmente maligno. Imaginem, porém, se aquelas pessoas tivessem se reunido com a mesma disposição para construir algo que engrandecesse o nome do Senhor! E, se ao invés de desejarem tornar o seu próprio nome conhecido, eles tivessem se reunido para invocar o nome do Senhor e para buscar

Nele orientação em como abençoar as pessoas daquela terra! Aquela foi uma mobilização do homem e para o próprio homem e, por isso, foi reprovada por Deus!
No capítulo 1 de Coríntios, versículo 10, o apóstolo Paulo nos anima: “Rogo-vos pois irmãos, pelo nome do Senhor Jesus Cristo, que faleis a mesma coisa (…) e sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer”.

Essa unidade de fé e propósito, inquestionavelmente, foi um dos alicerces de tudo o que a igreja do primeiro século realizou. Em Atos 4:32, nós lemos: “Da multidão dos que creram era um o coração e a alma”.

É por isso que encontramos lá uma igreja saudável, viva e contagiante, que iniciou um grande movimento que dura até os dias de hoje. Isso aconteceu porque eles não estavam empenhados em edificar algo para si mesmos, mas para o Senhor!

Deus sabe que não estamos edificando uma torre para nós, nem queremos ver o nosso nome exaltado. Queremos sim, avançar contra as portas do inferno e cumprir o chamado que Deus tem nos dado: resgatar milhares e milhares de vidas do reino das trevas para o reino da Luz.

O nosso projeto não se resume a um edifício ou em coisas que irão passar e que a traça e a ferrugem irão destruir (MT 6:19), mas em pessoas, por quem Deus enviou o seu próprio Filho, para que pudessem experimentar a vida eterna. É por isso e para isso que esse novo templo está sendo edificado.

Mesmo sabendo que ainda temos um longo caminho a percorrer para que possamos concluir toda a construção, ter chegado até aqui já é a prova de um grande milagre de Deus. Ele é fiel e a Sua palavra para nós é: “Isso é apenas o começo. É hora de avançar!”.

Avançar contra o reino das trevas que tem dominado a nossa cidade. Avançar contra a influência que Satanás tem exercido sobre as pessoas ao ponto de mantê-las cegas para que não conheçam a salvação que só Jesus pode oferecer (2 Co 4:4). Avançar estabelecendo os valores e princípios do reino de Deus, sendo sal e luz nessa terra.

O caminho mais fácil e confortável seria cruzar os braços e apenas trabalhar para a manutenção do que já conquistamos.Mas a obra de Deus não pode parar. Nós não temos o direito de reter o que Ele tem nos dado, precisamos abrir as portas e repartir o que temos recebido!

Por isso, neste momento histórico e profético, quando vamos entrar no novo templo, Deus nos chama a olhar para frente e avançar, pois ainda há muito a ser feito. E somente faremos isso pois sabemos que “aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la, até o Dia de Jesus Cristo” (Fp 1:6).

Pastor Davi de Sousa

Pastor líder da Igreja Nova Aliança de Londrina