fbpx

Piercing e tatuagem

Piercing e tatuagem

O cristão pode ou não furar e marcar seu corpo?

Como ser uma igreja contextualizada sem perder os valores bíblicos e como lidar com o conflito de gerações – dentro e fora da Igreja – são os desafios que permeiam a visão que queremos passar sobre piercing e tatuagem. O conflito de gerações é extremamente normal e necessário, pois cada geração traz consigo os seus próprios desafios. Há práticas que há alguns anos atrás não eram normais na Igreja, mas hoje são! Há alguns anos não louvaríamos com determinados ritmos e estilos musicais como fazemos hoje, nem utilizaríamos dança e teatro. Quando olhamos para a Palavra, em Atos 10 e Atos 15, vemos que já, naquela época, também foi necessário que ocorresse a quebra de paradigmas.

O que a Bíblia diz

Encontramos na Bíblia passagens que podem apoiar ou refutar o uso de piercings e tatuagens, como:

  • Lv 19.28 Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o SENHOR.

Tradução NVI:

“Não faças cortes no corpo, por causa dos mortos, nem tatuagens em si mesmos”

Mesmo assim, existem algumas ressalvas, como:

  • Um dos principais princípios de Hermenêutica (Interpretação bíblica) nos ensina que não se pode extrair um texto do seu contexto. Caso contrário “um texto fora do seu contexto, torna-se um pretexto”.

Se aceitarmos essa imposição, precisamos aceitar o que vem no “pacote”. Quer um exemplo? No versículo 27 de Levíticos 19 lemos:

“Não cortareis o cabelo em redondo, nem danificareis as extremidades da barba.”

Há ainda outras questões envolvendo a Lei, como guardar o sábado, não comer carne de porco, etc. Não podemos nos esquecer, porém, do princípio que “tudo tem que ser avaliado à luz da Cruz de Cristo”, porque:

  • Ela é o filtro
  • Há práticas/princípios que se cumpriram na cruz
  • Há práticas/princípios que ultrapassaram a cruz

Temos também o outro lado, como vemos em 1 Co 3.16,17

Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado. Lendo essa passagem, alguns podem questionar: Deus aprovaria algo que para mutilar o Templo do Espírito santo? Como pastor, concordo que Deus não aprova que façamos qualquer coisa com o nosso corpo. Creio que não temos o direito de destruir o santuário do Espírito santo com vícios, por exemplo. Porém, também creio que é possível aplicar um piercing ou uma tatuagem sem destruir o corpo, que é o santuário do Espírito Santo!

É certo que muitas mulheres cristãs usam brinco que, na prática, nada mais é do que um tipo de piercing. Há outras ainda que fazem dermopigmentação. Esse processo nada mais é do que uma “maquiagem definitiva” ou “tatuagem médica”, usada para corrigir pequenas anormalidades, ou com propósitos estéticos.Podemos citar mais exemplos:

  • Refazer sobrancelhas
  • Aplicar algum tipo de marca abaixo dos olhos
  • Aplicação de pigmentação nos lábios para aumentar a sua espessura
  • Aplicação visando a eliminação de sardas brancas nos braços e pernas

A Bíblia nos oferece ainda mais passagens para apoiar o uso de piercing e tatuagem.

Ex 21.1-6; Dt 15.12-17 – “Escravo por amor”

O escravo poderia ficar livre do seu senhor. Mas, oor amá-lo, ou possuir raízes (esposa, filhos), decidia espontaneamente permanecer. Tornava-se, então, um “escravo por amor”. Assim, uma marca era-lhe feita: um furo na orelha/uma argola (piercing). Todos que olhassem saberiam do que se tratava.

Alguns refutam dizendo que significa um “pacto de escravidão”… e que “Jesus nos fez livres de toda escravidão”. Na verdade essa passagem apóia muito mais do que reprova o uso do piercing.

Ap 19.11-16 – Na coxa de Jesus está escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES

Ap 22.4 – Nas frontes dos servos do Cordeiro está escrito o Nome Dele

Analisando todas essas passagens, contra e a favor, concluímos que:

Não podemos aplicar algo registrado para um fim específico, pois existe um contexto que deve ser respeitado. Exemplo:

  • Coxa, na Bíblia tem toda uma simbologia que está relacionada à aliança com Abraão e Jacó
  • Fronte também tem uma simbologia que nos remete à mente e autoridade

Algo escrito aqui não significa que seja uma tatuagem. Por isso, mais uma vez reforço: é um perigo pegar um versículo e aplicá-lo no sentido literal. Assim, alerto aos amados irmãos que não há passagens bíblicas que condenem explicitamente tal prática!

Há sim, orientação bíblica quanto a:

  • Vivermos uma vida exemplar, dando bom testemunho
  • Praticarmos tudo com moderação
  • Não escandalizarmos as pessoas
  • Glorificarmos a Deus em tudo o que praticamos
  • Discernir entre o que é lícito e o que não convém, ou não edifica
  • Fugir da aparência do mal
  • Não seguir o curso desse mundo
  • Ou seja: O reino de Deus tem sua própria cultura!

O QUE DEVEMOS OBSERVAR

Antes de tomarmos qualquer decisão, não só relativa a piercing e tatuagem, mas a qualquer outra área relacionada à nossa vida, devemos levar em conta os princípios gerais da Palavra que regem nosso proceder.

1) Nós estamos neste mundo, mas não fazemos parte dele

  • Jo 17.14-17 – Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundoos odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal.  Eles não são do mundo, como também eu não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade
  • 1 Jo 5.19 – Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno
  • Jo 14.30 – Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem em mim;…

A palavra “mundo” descrita nessas passagens, no grego, é “Kosmos”, e significa o “sistema” em que vivemos, que é regido por Satanás e que inclui filosofias, humanismo, sistemas econômicos, meios de comunicação, sensualidade, rebelião, etc.

Essa palavra significa tudo o que satanás usa para incutir no homem valores e padrões que não são os de Deus.

2) Não podemos nos “conformar” com os valores deste mundo

  • Rm 12.2– E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Conformar – No grego é “SCHEMA” e significa: “Ser moldado segundo um padrão”, ou “ser moldado de conformidade com, mediante alguma influência ou poder exterior”. Ex: Cunhagem de uma moeda.

Mundo ou Século – No grego é a palavra “AEON”, e significa “uma era ou época, envolvendo tudo o que caracteriza um determinado período de tempo” (sistema de valores, padrões de comportamento, conhecimento, tecnologia, etc.).

Transformai-vos – No grego é “METAMORFOO”, de onde vem a palavra “metamorfose” e significa “mudança de natureza ou transformação de dentro para fora”.

É importante que nos lembremos de que a estratégia de Satanás é sempre a mesma: Fornecer “alternativas” à verdade tão semelhantes a ela, que suas diferenças são quase imperceptíveis.

3) A nossa vida precisa ser um padrão

  • 1 Tm 4.12 – Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrãodos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza
  • Mt 5.13-16 – Vós sois o salda terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Padrão – No grego é “TUPOS” ou “TIPOS”, e significa “uma impressão visível, uma cópia, uma imagem, um modelo”. É a palavra que deu origem a palavra “tipografia”, que significa “uma impressão causada por um golpe”. Deus nos chama para sermos indivíduos que causam as marcas de Cristo nas pessoas com quem nos relacionamos.

4) Sempre haverá uma “tensão” necessária entre os padrões do mundo e os de Deus

  • Is 5 20,21 – Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridão, luz e da luz, escuridão; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!

Cultura do reino X Cultura do mundo é uma tensão necessária. É importante, porém, que lembremos que há aspectos culturais que são malignos. Mas também há outros que são apenas características de uma cultura e não envolvem práticas necessariamente erradas.

5) A graça de Deus tem os seus limites

Como tudo na vida tem limites, não nos esqueçamos também de observar que Deus estabelece limites para nós que vão nos abençoar. É necessário que oremos sempre sobre as passagens abaixo para obtermos sabedoria de Deus e decidirmos o que é certo e errado.

1 Co 6.12 – Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas

1 Co 10:23 – Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam

Gl 5. 13  Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne…

Fp 4:5 – Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor.

Pr. Davi de Sousa

Pastor líder da Igreja Nova Aliança de Londrina