fbpx

Saúde integral

Saúde integral

Livro de médico cristão dá dicas para harmonizar espírito, alma e corpo.

Natural de Jundiaí (SP), Valmir Rosa formou-se em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fez residência médica em Cardiologia, no Instituto do Coração (Incor/SP). A vontade de conhecer mais sobre Deus, levou o médico a cursar mestrado em Teologia, na Faculdade Teológica Sul Americana.

Além disso, Valmir Rosa foi bolsista da Abbey Missionary School for the English Language (Londres), do Instituto Haggai (Singapura) e do Rotary International, nos Estados Unidos e no Canadá.

Unindo a experiência profissional e a espiritual, desenvolveu o seminário Saúde Integral, onde pôde ministrar a irmãos de várias denominações que sofriam com a tarefa de harmonizar as tarefas do dia a dia com a missão do ministério. O resultado foi tão positivo, que o seminário acaba de virar livro. Para falar sobre o tema – que deve importar a todos os cristãos -, Valmir Rosa concedeu a seguinte entrevista ao site da Comunidade Nova Aliança. Confira:

Como nasceu o projeto do livro?

Valmir Rosa – Durante alguns anos, ministrei um curso sobre saúde integral e cura
interior, que tratava sobre depressão, ansiedade, perdas, estruturação do ser humano, stress, tipos de família, enfim, todo o material que está no livro. Pudemos trabalhar com irmãos de varias denominações por algum tempo.

Ao longo desses anos, os alunos pediam um material que servisse de apoio ao curso. A partir daí, foi surgindo a idéia de colocar tudo isso na forma de um livro que também poderia alcançar não só os alunos do curso, mas pessoas de cidades diferentes que tivessem a chance de ler tal material. Orei a respeito, conversei com pessoas que já tinham experiência nessa área e “nasceu” o livro.

Qual é a definição de saúde integral?

Valmir Rosa – É termos saúde em nosso espírito, corpo e alma, ou seja, em todo o
nosso ser, que é um plano de Deus para todos nós. Esse plano foi corrompido com a entrada do pecado, mas com o sacrifício de Jesus na cruz, nós voltamos a ter esta possibilidade – isso porque Ele fez na cruz um resgate de tudo aquilo que Deus tinha para nós desde o inicio.

Absurdo? Não é. Quando partimos do pressuposto de 1 Tessalonicenses 5.23, vemos
que nosso espírito, corpo e alma devem ser encontrados íntegros na volta de nosso Senhor Jesus. Existe um desafio a cada um de nós para buscarmos essa integralidade.Nesse processo, precisamos entender um pouco sobre as diferentes áreas que formam o nosso ser e, a partir disso, detectar onde estão as falhas, os pontos fracos.

Assim, podemos tratá-los de acordo, ou seja, cuidarmos de nosso físico da maneira certa, assim como do espírito e da alma. Nosso corpo gosta de arroz e feijão, de picanha, de um bom esporte, de um descanso.

Já nossa alma gosta de ser amada e valorizada e, nosso espírito, anela pelo Senhor.  Lembrando ainda que tudo isso funciona de uma forma harmoniosa e perfeita. Se alguma dessas áreas não vai bem, outra padece.

Precisamos cuidar de nós mesmos da melhor maneira possível para que o nosso
ministério e chamado sejam totais. Sem dúvida, este é o plano de Deus para todos os seus filhos.

Qual aspecto da saúde as pessoas costumam deixar de lado: espírito, alma ou corpo?

Valmir Rosa – Eu diria que, muitas vezes, temos deixado de lado um cuidado maior com o nosso físico. Quando não nos exercitamos, vivemos estressados, comemos mal, dormimos mal e acabamos criando uma serie de circunstâncias que facilitam o surgimento de muitas doenças.

Outro aspecto é uma grande dificuldade que a maior parte das pessoas possui ao lidar com as questões da nossa personalidade, da nossa alma, pois isso vai exigir um passeio pelo nosso passado, por coisas que, muitas vezes, nos trazem memórias bem amargas e que precisarão ser tratadas para que tenhamos saúde.

Não é só difícil buscar essas coisas, mas enfrentá-las também. Isso pode levar tempo e geralmente somos bem imediatistas quando precisamos de alguma cura.  Achamos que, com as questões emocionais, as coisas funcionam como tomar uma aspirina para uma dor de cabeça. O alivio é imediato, mas entramos em crise quando percebemos que não é bem assim.

Outra realidade comum são os conflitos que existem entre a nossa fé e os problemas que enfrentamos. Muitas vezes não temos as respostas que queremos e fraquejamos. Isso gera uma grave crise. E, para várias pessoas que vêm nos procurar, aconselhamos a exercitar também a fé. Dessa maneira, a saúde espiritual pode ser desenvolvida. Senão, na hora da necessidade, as dificuldades serão ainda maiores.

Apesar de vivermos na era da informação, por que ainda há um grande número de pessoas que desconhecem aspectos básicos do cuidado com a saúde?

Valmir Rosa – Vivemos em uma era bem complicada, pois ao mesmo tempo em que as
informações chegam ate nós bem rápido, as opções que temos também são bem rápidas e isso tem trazido várias conseqüências, senão vejamos: a comida é rápida e, geralmente, de baixa qualidade.

Os acessos às informações são rápidos, como via internet; os controles remotos são muitos, o que nos impede de nos mexermos, seja pra um simples movimento de acionar a TV; os automóveis são acessíveis a todos, fazendo com que a gente vá de carro pros lugares menos distantes; enfim, está tudo muito fácil e nosso corpo só fica em regime de engorda. A nossa saúde fica bem comprometida.

Por outro lado, as questões existenciais são cada vez mais complexas, pois as exigências do mercado aumentam. Cada vez mais é preciso estar melhor e mais bem preparado.

O nível de competitividade é cada vez mais alto e isso tem gerado muita ansiedade. Nunca estamos satisfeitos com o que temos, pois a cada dia se oferece uma tecnologia nova, um aparelho novo que, aparentemente, vai facilitar a nossa vida ainda mais. Mas, no final, acaba piorando ainda mais a nossa vida.

Dentro desse contexto, o homem moderno se distancia cada vez mais de Deus, pois ele não é mais necessário e tudo se resolve com uma máquina. Tudo gira em torno do ser humano e da sua própria forca. Isso tem gerado grandes tragédias na vida de muitos, pois todos gritamos por Deus.

Como ter uma experiência com Jesus mudou sua ótica médica de tratar os pacientes?

Valmir Rosa – Como cristãos independente da nossa área de atuação, precisamos fazer
diferença. O mundo está carente de boas novas e de esperança e essas coisas só nos podemos oferecer.

A experiência com Jesus muda a nossa ótica quando passamos a ver os milagres que Deus pode fazer na vida de todos, a começar em mim mesmo. Não há impossíveis para Ele e cada caso, cada paciente, acaba sendo visto com uma nova perspectiva quando o enxergamos sob prisma de Jesus.

Muitos vêm deprimidos e oprimidos, achando que o problema pode se resolver apenas
tomando um antidepressivo. Mas, na verdade, o que ele precisa é de Jesus. Muitos chegam sem esperança frente a um diagnóstico grave, mas a cura pode vir e a alegria da presença de Deus supera todas as coisas. Enfim, precisamos olhar pras pessoas com olhos de amor, pois Deus pode mudar qualquer situação.

Na medicina fica bem fácil simplesmente prescrever algum remédio. Mas, na maior parte das vezes, os problemas passam pelas emoções, pelas frustrações da vida, pelas opressões do diabo.

E, nessas coisas, a ciência convencional nada pode fazer. É nesse momento que precisamos fazer a diferença, oferecendo ao necessitado a verdadeira resposta. Tenho tentado fazer isso e Deus tem sido maravilhoso.

Existe uma receita básica para viver com qualidade de vida?

Valmir Rosa – Não há formula mágica e nem uma resposta simples, mas precisamos zelar por nosso ser como um todo. “Estarmos em dia” com Deus é fundamental. Termos equilíbrio e saúde emocional é cada vez mais importante. E, fazermos a nossa parte quanto ao nosso físico: nos alimentando adequadamente, descansando, tendo momentos de lazer e fugindo de vícios.

Uma questão primordial é entendermos aquilo que Deus tem para nós como plano de vida, pois assim fugiremos das superficialidades da vida atual e correremos atrás das coisas que são realmente importantes – o que nos poupara de muito stress. Precisamos ter o nosso coração nas coisas certas.

Na sala do meu consultório há um quadro bem grande com o mote da nossa clínica: sobre tudo o que se deve guardar, guarde o seu coração porque dele procedem as fontes de vida (Provérbios 5.23). Essa é a minha maior dica.